quarta-feira, 30 de agosto de 2017

A trajetória do míssil norte-coreano que sobrevoou o Japão


Aos que preferem as coisas ilustradas, o mapa da região e a trajetória percorrida pelo míssil norte-coreano.

Como todo país que possui mísseis de médio e longo alcance, eles precisam testá-los, obviamente. E isso implica, dependendo da geografia do país, que o projétil passará, em algum momento, por cima de algum território, mesmo que só marítimo.

Não há motivo algum para lançar o míssil em outra direção. O mais seguro é mantê-lo na rota utilizada, como também lançando-o ao mar, no sul.
Observem também a faixa de terra percorrida pelo míssil. Ínfima. Mas não para o sensacionalismo japonês.

Em um post abaixo, lembramos também das condições de voo do míssil, altitude, alcance estimado, carga.
E também o local de sua queda. Engraçado é que alguns disseram que caiu "próximo" ao território terreste japonês. 3.000 KM é pouco para vocês?

EDIT1: Para testar a performance do míssil em alcance maior, lançá-lo ao sul colocaria diversas ilhas e alguns países "na mira". Já ao lançá-lo ao leste implica em atingir, em médio/longo alcance, o mar, mesmo que passando pelo Japão. Basta checar o Google Maps para "encontrar" Taiwan, o território de Okinawa, que tem bases dos EUA, as Filipinas (Duterte ia surtar, não acham?) e a lista prossegue....

EDIT2: Sim, coloquem Tokyo mais ao sul, mas foquem em Hokkaido.

EDIT3: Para constar, o míssil passou em cerca de 500 KM de altitude por cima desta faixa japonesa. Alguns satélites de órbita baixa não estão tão distantes de tal altitude.

EDIT4: Não há bem uma convenção para determinar o espaço aéreo de fato de um país. A "média" fica em torno de 100 KM. Para os EUA, 80. Reiteramos que o míssil da RPDC passou a 500 KM de altitude. Ok?

EDIT5: Os mísseis NÃO possuíam qualquer ogiva, seja convencional, nuclear, química. O que for. O teste foi de CAPACIDADE do míssil, não há capacidade alguma de "destruir cidades" como andaram dizendo.

KFA