sábado, 3 de setembro de 2016

Putin coloca ponto final em relação à pertença territorial da Crimeia


O líder russo, Vladimir Putin, declarou que a questão da pertença da península da Crimeia está historicamente encerrada.

"O povo da Crimeia tomou a sua decisão, votou. O assunto está historicamente encerrado. Não há nenhuma chance de se voltar ao sistema anterior", disse o presidente da Rússia. A Crimeia voltou a ser uma região da Rússia em resultado do referendo de março de 2014, em que a esmagadora maioria dos eleitores, mais de 96 por cento, votaram por esta opção. As autoridades da Crimeia convocaram o referendo na sequência da mudança violenta de governo na Ucrânia, onde subiram ao poder políticos que simpatizam com forças marcadamente nacionalistas e até russófobas.

A Ucrânia considera que a Crimeia é seu território que está sob "ocupação temporária". Os países ocidentais também qualificam esta situação como uma "anexação ilegal" e aprovaram uma série de sanções contra cidadãos, empresas e setores inteiros da economia russa. Moscou respondeu com contramedidas.

A chancelaria russa disse em repetidas ocasiões que os moradores da Crimeia votaram democraticamente, em plena conformidade com o direito internacional e a Carta da Organização das Nações Unidas pela reunificação com a Rússia, que respeita e aceita esta decisão.

Sputniknews