quarta-feira, 13 de janeiro de 2016
Militares norte-americanos presos pela Guarda Revolucionária do irã
10 militares norte-americanos (9 homens e 1 mulher) e 2 lanchas de combate foram presos pela Guarda Revolucionária do Irã após adentrarem 2 quilômetros nas águas costeiras do Irã.
Após a prisão dos militares, transporte para terra e interrogatório, o governo iraniano anunciou que somente libertaria os detidos - considerados espiões - se o governo norte-americano pedisse desculpas oficiais ao país. Poucas horas depois o governo Obama enviou pedido de desculpas ao Irã, suplicando também a libertação dos prisioneiros.
O governo da República Islâmica do Irã atendeu ao pedido do governo norte-americano e libertou os prisioneiros, após serem fichados e interrogados.
Este episódio é mais uma trapalhada do governo norte-americano, além da fracassada tentativa de resgates de reféns na ocupação da embaixada dos EUA por estudantes iranianos em 04 de novembro de 1979 quando 90 pessoas foram feitas prisioneiras, e 52 mantidas como reféns por 444 dias. Pelo visto os EUA não ganham uma contra o Irã - a não ser nos filmes de Hollywood.