quarta-feira, 21 de junho de 2017

Filho de Gaddafi é o novo líder da Líbia


O segundo filho de Muammar Gaddafi, Seif Islam, poderia chegar ao poder na Líbia porque tem o apoio necessário, escreve o jornal russo Izvestia, citando figuras políticas importantes da Líbia e fontes militares.

No dia 9 de junho, Seif Islam foi libertado da prisão, onde ele se encontrava desde a Primavera Árabe de 2011. Não se descarta que ele possa se tornar o presidente da Líbia, porque ele é apoiado por uma parte significativa das tribos mais poderosas do país, disse ao jornal Izvestia o porta-voz da Associação de Tribos Líbias, Basem Sol.

“A grande maioria da sociedade líbia anseia que Seif Islam volte à grande política e se torne presidente do país. Ele é uma figura simbólica, capaz de levar o país à reconciliação nacional”, disse Basem Sol.

Apesar disso, vários especialistas assinalam que neste caso se trata de um cargo elevado, de uma posição honorária, ou seja, que não concede poderes reais.

Embora Seif Islam não ocupasse qualquer cargo oficial no governo do seu pai, sua influência na política da Líbia era enorme. Muitos o viram naquela época como o sucessor de Muammar Gaddafi.

No entanto, em novembro de 2011, ele foi preso por um dos grupos armados e, até há pouco tempo, se encontrava na cidade de Zintan. De acordo com o Izvestia, foram os militares da Líbia quem insistiram na libertação de Gaddafi.

“O Exército precisa do apoio das tribos no sul e oeste da Líbia. Eles continuam favoráveis ao regime anterior, por isso Seif Islam foi colocado em liberdade, o que pode unir a sociedade na luta contra os militantes do grupo Irmandade Muçulmana (organização proibida na Rússia e outros países) que controla Trípoli. Agora, o filho de Gaddafi está em uma posição em que pode voltar à política”, disse uma das fontes do exército líbio ao jornal russo.

Sputniknews