quarta-feira, 29 de março de 2017

Comunidade árabe é homenageada durante sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná


Conforme iniciativa do deputado Stephanes Júnior (PSB), a Assembleia Legislativa do Paraná realizou sessão solene nesta terça-feira (28) em homenagem à comunidade árabe, ocasião em que foram lembrados os 69 anos da Sociedade Árabe Beneficente Brasileira, os 9 anos do Dia Nacional da Comunidade Árabe no Brasil e os 12 anos do Dia da Comunidade Árabe no Paraná. Autoridades, representantes e lideranças da comunidade prestigiaram o evento que homenageou personalidades das mais diversas áreas por seu trabalho na promoção e preservação da cultura árabe no país.

Stephanes disse que a solenidade fazia uma justa homenagem à comunidade árabe, “reconhecendo e valorizando sua capacidade criativa e sua importante participação, como imigrantes, na construção do desenvolvimento cultural e comercial do nosso país”. Coube ao deputado Hussein Bakri (PSD), filho de imigrantes libaneses, fazer a saudação aos homenageados. Além dele falaram o presidente da Sociedade Árabe Beneficente Brasileira (SAAB), Moutih Ibrahim; a coordenadora do Conselho de Senhoras da Sociedade Árabe de Beneficência (SABEN), Vera Haj Mussi Augusto; e o presidente do Centro Cultural Árabe, Ibrahim Nasri Yossef.


Presidida pelo deputado Stephanes Júnior, a Mesa de Honra da solenidade contou ainda com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, representando o governador Beto Richa; o deputado Hussein Bakri; o deputado Missionário Ricardo Arruda (DEM); o presidente do Corpo Consular do Paraná e cônsul geral da Albânia e da República Dominicana, Thomas Augusto Neves; o ex-governador e vice-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti; Moutih Ibrahim; o presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana no Paraná, Nizar Hachem; o vice-presidente da Sociedade Árabe de Beneficência Munir Abagge; Vera Haj Mussi Augusto; o secretário de Defesa Social e de Trânsito de Curitiba, Algacir Mikalowski; e o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, representando o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN).

Dentre os homenageados citados em Plenário estavam o governador Beto Richa (PSDB); o prefeito Rafael Greca; o ex-reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho; o coronel da Polícia Militar Chehade Elias Geha; o desembargador Abraham Lincoln Merheb Calixto; a Sociedade Árabe de Beneficência, através de Lucia Riedi Hajar Traya e Rached Hajar Traya, presidente da entidade; a Associação Comercial do Paraná; a SAAB e seu presidente, Moutih Ibrahim; e, postumamente, o professor Rosala Garzuze, Ualid Rabah da Federação Palestina, o médico Manif Zacharias e o Jornal Água Verde, entre outros.


Durante a abertura da solenidade o presidente Moutih Ibrahim pediu um minuto de silêncio em homenagem às milhares de vítimas árabes nas guerras causadas por potências ocidentais no mundo árabe, citando os povos do Iraque, Palestina, Líbia e Síria.

Falando sobre a guerra na Síria, Moutih afirmou que o imperialismo norte-americano e seu aliado, o sionismo, são os maiores responsáveis pelas guerras e pelo terrorismo em todo o mundo.
Complementando seu discurso, Moutih enumerou todas as contribuições da civilização árabe para o mundo, entre as quais a matemática, a álgebra, arquitetura, medicina, entre muitas outras. E falou: “Quem ensinou a Europa a escrever foram os árabes”.


A Sociedade Árabe Brasileira Beneficente (SAAB) foi fundada em Curitiba no dia 22 de agosto de 1948. Reconhecida como de Utilidade Pública Municipal pela Lei nº 1872/1960, e pela Lei Estadual nº 4805/1963, tem como objetivo social acompanhar embaixadores árabes no Brasil, divulgando a cultura, o turismo e desenvolvendo as Relações Internacionais de Intercâmbio Comercial.

Sandra C. Pacheco e redação
Fotos: Pedro de Oliveira/Alep