quinta-feira, 15 de dezembro de 2016
Centro de Reconciliação russo acompanha situação em Aleppo por meio de drones e câmeras
O Centro para a Reconciliação na Síria russo informou na quinta-feira (15) que "está acompanhando a situação em Aleppo usando drones e câmeras de vídeo".
O Centro comunicou que "a saída dos militantes de Aleppo se realizará por 20 ônibus e 10 veículos de ambulância via um corredor em direção à cidade de Idlib". As ambulâncias com militantes feridos serão acompanhadas por representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, sob a chefia de oficiais do Centro para a Reconciliação na Síria russo. A entidade informou que "o governo sírio garante a segurança de todos os combatentes dos grupos armados que decidiram abandonar os bairros de Aleppo oriental". Segundo o centro, "os preparativos para a retirada dos restantes militantes e membros das suas famílias estão sendo realizados por ordem do presidente russo Vladimir Putin".
Na quarta-feira (14) a saída dos militantes da cidade fracassou devido ao reinício dos confrontos armados. Segundo o canal Al Mayadeen, estava prevista a retirada de cinco mil militantes e membros de suas famílias de Aleppo. O centro informou que os líderes dos terroristas não cumpriram os acordos, tentaram avançar, mas seu ataque foi repelido. Durante um dia o exército sírio observou o cessar-fogo, conforme foi acordado com os militantes.
Desde o final de novembro o exército sírio e as milícias efetuam uma operação para eliminar os grupos armados em Aleppo oriental. Em 14 de dezembro o Centro para a Reconciliação na Síria russo informou que os militantes controlam uma área não superior a 2,5 quilômetros quadrados.
Sputniknews