terça-feira, 1 de novembro de 2016

Crise síria é a mais difícil de resolver desde a Crise dos Mísseis de Cuba


O embaixador russo na Arábia Saudita, Oleg Ozerov, informou na terça-feira (1) que a crise síria é a questão mais difícil de resolver desde a Crise dos Mísseis de Cuba, que aconteceu entre 16 e 28 de outubro de 1962.

Segundo ele, a Rússia e a Arábia Saudita estão tentando encontrar uma saída para a crise síria. Apesar das diferenças entre os dois países, eles vêm mantendo contatos regulares sobre o assunto, acrescentou. "Quando estamos falando das diferenças entre Moscou e Riad, temos que levar em consideração o fato de que há muita coisa em comum entre os nossos países no que diz respeito à busca de solução para crise Síria", informou Ozerov à agência RIA Novosti.

Segundo o embaixador, um dos alicerces da relação entre os dois países tem como base o Comunicado de Genebra de 2012, documento que estabelece as condições para resolução pacífica da crise na Síria.

"Todos compartilham desta plataforma, bem como do desejo de executar a resolução do Conselho de Segurança da ONU 2254 e as resoluções humanitárias na Síria", informou Ozerov. Ao mesmo tempo, o embaixador russo frisou que a Rússia e a Arábia Saudita mantêm diálogo regular sobre a Síria. O assunto já foi incluído na agenda bilateral a nível diplomático, além de ser discutido em reuniões internacionais.

Sputniknews