segunda-feira, 10 de outubro de 2016
Comunicado da Embaixada da Rússia sobre o ataque à Embaixada da Rússia em Damasco
Comentário do Departamento de Informação e Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia sobre o ataque à Embaixada da Rússia em Damasco
Em 3 de outubro a missão diplomática russa em Damasco foi alvo de um ataque de morteiro. Uma das minas explodiu no território da Embaixada perto do complexo residencial. Só por acaso nenhum dos nossos funcionários da Embaixada foi atingido. A missão diplomática sofreu danos materiais. Mais duas minas explodiram perto da Embaixada.
De acordo com as informações disponíveis, o ataque foi realizado a partir de Jobar, um subúrbio da capital síria controlado pelos grupos terroristas do "Jabhat Fateh al-Sham" (ex-"Nusra") e "Failak ar-Rahman".
Moscou condena decididamente este crime dos terroristas. Mais uma vez eles colocaram as vidas e as atividades dos diplomatas russos na Síria em perigo grave, violaram as normas básicas do direito internacional.
Consideramos o ataque à Embaixada russa em Damasco como consequência das ações daqueles que, como os EUA e alguns de seus aliados, provocam a continuação do conflito sangrento na Síria, flertando com os militantes e extremistas de vários tipos. Estamos convencidos de que a resposta às ações provocativas dos criminosos deve ser os esforços de combate ao terrorismo coordenados da comunidade internacional. Por nossa parte, a fim de eliminar a ameaça terrorista, restaurar a paz e a segurança na terra síria, serão tomadas todas as medidas necessárias.
Embaixada da Rússia no Brasil