sábado, 24 de setembro de 2016
WP: EUA utilizam armas químicas proibidas no Iraque
Os militares dos EUA confirmam o uso de fósforo branco nas operações contra o Daesh, mas não revelam o objetivo concreto destas ações, comunica o jornal Washington Post.
A conclusão do uso das armas químicas com fósforo branco foi feita com base das fotos publicadas num dos sites do ministério da Defesa dos EUA, onde são mostradas bombas de fumaça com o elemento M825A1.
Os atores do artigo publicado pelo Washington Post apontam que só uma bomba pode criar uma cortina de fumo que pode se manter até dez minutos.
"As forças da coalizão estão usando estas bombas cuidadamente, e sempre em conformidade com a Lei do conflito armado. M825A1 são utilizadas nas áreas onde não há população civil, e nunca contra forças do inimigo", disse o representante da coalizão liderada pelos EUA. Segundo ele, o fósforo branco é utilizado para criar fumaça e sinalizar.
Entretanto, segundo outro representante da coalizão, os EUA estão assegurando todas as normas para não prejudicar os civis na região.
"Os militares dos EUA estão tomando todas as medidas de segurança necessárias para minimizar o risco de ferimentos ocasionais entre civis e dano para objetos pacíficos", comentou o representante da coalizão, coronel John Dorrian. Segundo ele, as fotos foram feitas durante a operação da coalizão internacional no norte do Iraque. Mas ele não conseguiu comentar a questão sobre a possibilidade do uso de armas químicas contra civis.
Os representantes do Pentágono tiveram dificuldades em responder acerca da frequência de utilização das armas químicas na região.
Sputniknews