quinta-feira, 11 de agosto de 2016
Especialista iraniano: criação de base russa permanente na Síria é sinal positivo para a região
Moscou estabelece uma base permanente no aeródromo de Hmeymim, usado pela Força Aeroespacial russa.
Como é considerada essa iniciativa no Oriente Médio, incluindo Irã?
Em entrevista à Sputnik Persa, o ex-editor-chefe da agência de notícias iraniana MehrNews Hassan Hanizadeh partilhou de sua opinião:
"A iniciativa russa para criar uma base militar no aeroporto sírio de Hmeymim é considerada pelos países do Oriente Médio como um passo importante para garantir a segurança e a estabilidade na região", afirmou Hassan Hanizadeh.
O especialista traçou um paralelo com a política dos Estados Unidos que, criando bases militares em várias partes do mundo, só destroem e desestabilizam as regiões. A Rússia, de acordo com Hanizadeh, em contraste com os americanos, nas regiões onde implanta suas bases, ajuda os países a pacificarem a região e a assegurarem sua estabilidade. Hassan disse também que de fato a Rússia já tem uma base militar na Síria: no porto de Tartus há um posto de logística da Marinha russa.
O especialista também observou que a iniciativa russa vai igualmente promover a unidade em uma cooperação militar mais estreita entre quatro países (Irã, Iraque, Rússia e Síria) na luta contra o terrorismo. Hassan Hanizadeh acrescentou:
"A reunião dos líderes dos três países (Rússia, Irão e Azerbaijão), realizada recentemente em Baku, estabeleceu princípios importantes para a formação de novos blocos políticos na região para lutar contra o terrorismo. Os países se preocupam com a deslocação da frente terrorista na direção da Ásia Central. Neste contexto, a base militar de Hmeymim pode se tornar em uma base avançada sólida para evitar a infiltração de terroristas em outros países e regiões."
sputniknews