sábado, 16 de julho de 2016

Prefeito de Ancara: Um dos golpistas esteve envolvido na morte do piloto do Su-24 russo


Um dos participantes do golpe militar, membro do movimento inspirado pelo proeminente oposicionista turco Fethullah Gulen, esteve envolvido na morte do piloto do Su-24 russo no ano passado, disse o prefeito da capital turca, Ibrahim Melih Gorcek, à televisão nacional.

Na sexta-feira (15), na Turquia foi realizada uma tentativa de golpe militar. De acordo com o Estado-Maior turco, 104 golpistas foram mortos, enquanto 47 civis, 41 policiais e 2 soldados morreram nos confrontos. O presidente turco, Recep Tayyip Edrogan, acusou Fethullah Gulen, um crítico do governo autoexilado nos Estados Unidos, de organizar a ação.
"Foi o 'estado paralelo' que deteriorou as nossas relações com a Rússia. Foi um incidente no qual um dos dirigentes destas estruturas participou, eu garanto. Ele foi um dos participantes do golpe. Nós não o dissemos até agora. Mas eu, Melih Gokcek, digo que nossas relações deterioraram-se por causa desses vilões", disse Gokcek, citado pela CNN turca.

Ele acrescentou que o "estado paralelo" visava isolar a Turquia na arena internacional.

As relações entre a Rússia e a Turquia deterioraram-se quando um avião russo Su-24 foi abatido em 24 de novembro, 2015, por um caça turco perto da fronteira turco-síria.

Sputniknews