sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Falta apenas 7% do território à reconquista completa de Latakia


O Exército sírio e as Forças de Defesa Nacional (FDN) do país libertaram uma série de regiões estratégicas no nordeste da província de Latakia no oeste da Síria.

Várias áreas foram libertadas pelo Exército sírio e as FDN na província de Latakia. Dezenas de terroristas foram mortos e ainda mais ficaram feridos na batalha.

As tropas sírias conseguiram expulsar terroristas da vila de Barza al-Tahtani, bem como regiões de Katef al-Zaitona, Daher Sando, Tal Ghweirat e Jabal Abu Ali em Latakia, segundo a agência noticiosa iraniana FARS.

O Exército sírio e as FDN retomaram o controle da monte estratégica 458 em Latakia eliminando um grande número de terroristas, disse a FARS.

De acordo com a agência, cerca de 7% da província de Latakia ainda está sob o controle dos militantes islamistas. Entretanto, durante os últimos meses as tropas sírias conseguiram reconquistar mais de 100 vilas em Latakia.

A Síria está mergulhada na guerra civil desde 2011. O governo do país luta contra um número de facções de oposição e contra grupos islamistas radicais como o Daesh (também conhecido como “Estado Islâmico”) e a Frente al-Nusra.

Na segunda-feira (22) foi publicada a declaração conjunta dos EUA a Rússia sobre a Síria, segundo a qual o cessar-fogo entre as tropas do governo sírio e os grupos armados da oposição deve começar em 27 de fevereiro, sem ser o mesmo, no entanto, aplicado ao Daesh, Frente al-Nusra e outras organizações que a ONU considera como terroristas.

Sputniknews