domingo, 20 de dezembro de 2015

Iraque confirma que 10 soldados morreram em ataques aéreos dos EUA


Dez soldados iraquianos foram mortos no ataque aéreo supostamente acidental realizado pela coalizão liderada pelos Estados Unidos que luta contra o Daesh perto da cidade de Fallujah na sexta-feira, confirmaram as autoridades iraquianas.

O militar Maan Saad disse que nove soldados e um oficial morreram durante os ataques da coalizão dirigidos a alvos do grupo terrorista também conhecido como Estado Islâmico.

Após negar imediatamente o incidente, o Pentágono admitiu que “relatos iniciais indicam a possibilidade de um dos ataques ter resultado na morte de soldados iraquianos.”

O texto do Departamento de Defesa americano diz que “conduziremos uma investigação abrangente para determinar os fatos. Pelo que sabemos, não houve incidentes anteriores com fogo amigo no Iraque envolvendo a coalizão durante o curso da operação.”

Segundo o centro de comando do Exército iraquiano, o ataque foi solicitado por soldados iraquianos em solo. O ataque foi executado sem uma atualização da localização das tropas terrestres e o meu tempo impediu que o apoio aéreo identificasse os soldados iraquianos.

Sputniknews