domingo, 29 de novembro de 2015

Conselheiro de Khamenei: 'O Irã tem a obrigação de ficar ao lado da Síria'


Teerã vai continuar a apoiar Damasco em tudo, frente à “guerra mundial” declarada pelo Ocidente e uma série de países da região, declarou Ali Akbar Velayati, principal conselheiro do líder supremo do Irã, aiatolá Khamenei.

O conselheiro político de Khamenei acaba de chegar a Damasco este domingo (29) de manhã em visita de trabalho, durante a qual está planejado um encontro com o presidente sírio Bashar Assad e uma série de outros dirigentes da Síria.

“As relações entre a Síria e o Irã são relações fortes e fraternas, especialmente neste momento sensível pelo qual o povo sírio e a sua direção estão passando. É dever do Irã continuar ao lado de um país amigo e do seu presidente Bashar Assad, apoiar a Síria em tudo, frente à “guerra mundial” declarada pelo Ocidente e uma série de países da região contra a Síria. Esta visita é perfeitamente natural nestas condições”, disse Ali Akbar Velayati aos jornalistas à chegada ao aeroporto internacional de Damasco.

A guerra civil na Síria dura desde 2011 e já causou a morte de mais de 250 mil pessoas, segundo os dados da ONU. O governo sírio luta contra os vários grupos rebeldes e organizações militares, incluindo a Frente al-Nusra e o grupo terrorista Estado Islâmico.

Os EUA exigem a renúncia do presidente da Síria Bashar Assad e estão contra o fornecimento de qualquer ajuda a Damasco. A Rússia e o Irã, por sua vez, insistem no caráter legítimo do governo de Assad e apoiam-no na luta contra elementos terroristas na Síria.

Sputniknews