domingo, 27 de setembro de 2015

Brasil, Índia, Alemanha e Japão pedem assentos permanentes no CS da ONU


Os líderes de Brasil, Índia, Alemanha e Japão expressaram sua preocupação, durante reunião que precede a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na segunda-feira, de que o Conselho de Segurança possa não conseguir fazer uma reforma. Os representantes pediram novamente por assentos permanentes no órgão mais poderoso da instituição.

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, reuniram-se à margem de uma cúpula da ONU que adotou novos objetivos de desenvolvimento para os próximos 15 anos.

Os quatro líderes afirmaram em um comunicado em conjunto neste sábado que "um conselho mais representativo, legítimo e efetivo" é necessário mais do que nunca para tratar das crises globais e conflitos em desenvolvimento.

Os quatro lideres se comprometeram a trabalhar com todos os Estados-membros da ONU para acelerar uma reforma "significativa e rápida" e para obter "resultados concretos" durante a Assembleia Geral.

Sputniknews