quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016
Le Monde: França conduz guerra secreta na Líbia
A França está usando suas forças e comandos especiais para conduzir operações militares secretas contra o grupo terrorista Daesh (autodenominado “Estado Islâmico”) na Líbia, segundo revelou o jornal Le Monde.
O presidente francês, François Hollande, ordenou à elite das forças armadas do país e à Direção-Geral da Segurança Externa (DGSE) a tomar parte em operações militares clandestinas na Líbia, segundo testemunhou um informante militar ao jornal francês Le Monde.
“A última coisa a fazer seria intervir na Líbia. Devemos evitar qualquer envolvimento militar ostensivo, mas agir discretamente”, disse a fonte.
Sniper misterioso aterroriza comandantes do Daesh na Líbia
A guerra secreta francesa no país africano envolve ataques direcionados ocasionais contra líderes do Daesh precedidos por operações terrestres “discretas”, de acordo com as informações recebidas pelo jornal.Além disso, ainda segundo a fonte do Le Monde, forças armadas norte-americanas e britânicas também estariam envolvidas na operação secreta destinada a enfraquecer o grupo jihadista no país devastado pela guerra.
Pentágono não confirma mortes de civis em operação americana na Líbia
O Ministério da Defesa francês se recusou a comentar o relato, mas uma fonte próxima ao ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian, disse ao Le Monde que ele havia lançado um inquérito sobre “violações do sigilo de defesa nacional” para revelar a fonte da informação vazada. Se os informantes forem identificados e julgados, podem pegar até três anos de prisão.
Sputiniknews