quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016
A Síria e o acordo de cessar-fogo
Declaração de uma fonte do Ministério das Relações Exteriores e Expatriados da República Árabe da Síria
23/02/2016
Uma fonte do Ministério das Relações Exteriores e Expatriados da República Árabe da Síria declarou:
“A República Árabe da Síria anuncia sua aprovação do cessar dos combates, para dar continuidade aos esforços militares de combate ao terrorismo contra o ISIS, a Frente Al Nusra e as outras organizações terroristas ligadas à organização Al Qaeda, em consonância com a declaração russo-americana”.
A fonte acrescentou que para garantir o cumprimento do acordo de cessar os combates, na data estabelecida, em 27/02/2016, o Governo da República Árabe da Síria está disposto a continuar mantendo a coordenação com a parte russa, para definir as áreas e os grupos armados que serão incluídos no acordo de cessar os combates, durante o período de sua vigência.
A fonte assinalou que o Governo da República Árabe da Síria salientou a necessidade de manter o controle das fronteiras, bem como cessar o apoio fornecido por alguns países aos grupos terroristas armados, impedindo estas organizações de incrementar as suas capacidades ou mudar suas posições, de forma a evitar a sabotagem deste acordo.
A fonte afirmou que o Governo da República Árabe da Síria não abrirá mão do direito de suas Forças Armadas de dar uma resposta a qualquer violação do acordo por parte destes grupos contra os cidadãos sírios ou contra as próprias Forças Armadas.
A fonte acrescentou que o Governo da República Árabe da Síria, ao aprovar o cessar dos combates, reitera sua preocupação em cessar o derramamento de sangue dos sírios e em restaurar a segurança e a estabilidade, atendendo à vontade popular dos sírios de preservar unidade territorial e popular da Síria, pela qual tantos civis e militares se sacrificaram.
Fonte: Embaixada da República Árabe da Síria
Tradução: Jihan Arar