segunda-feira, 19 de junho de 2017

Ministro de Temer revela por acaso o nome do chefe da CIA no Brasil


O governo de Michel Temer cometeu mais uma lambança diplomática.

Ministro de Temer revela identidade de agente secreto da CIA com o qual se encontrou e irrita governo americano

No dia em que o site do Palácio do Planalto divulgou uma viagem de Temer à República Socialista Federativa Soviética da Rússia, o jornalista Pedro Carvalho, da coluna Radar On-Line, informa que a equipe do ministro Sergio Etchegoyen, chefe do Gabinete da Segurança Institucional, entregou a identidade secreta de um agente da CIA.

No dia 9 de junho, a agenda do ministro registrava um encontro entre ele e Duyane Norman, "Chefe do Posto da CIA em Brasília". Nem o próprio agente se identifica como funcionário da central de inteligência americana, e sim como "political officer".

O cargo está descrito na rede social corporativa LinkedIn. Há poucas - ou quase nenhuma - informações sobre ele na internet, o que indica que ele realmente gostaria de ter mantido sua identidade secreta, revelada pelo governo brasileiro.

No entanto, independente da revelação da identidade secreta do chefe do agente, a grande questão é: o que o governo brasileiro, fruto de um golpe parlamentar, discutiu com o chefe da agência de espionagem dos Estados Unidos?

Plantão Brasil

.........................................................

TEMER VIRA PIADA APÓS ANUNCIAR VIAGEM À ‘REPÚBLICA SOVIÉTICA DA RÚSSIA’

Brasil 247 - O governo de Michel Temer acumula mais um trapalhada diplomática. Depois do ex-chanceler José Serra chamar o país de Estados Unidos do Brasil, foi a vez do site do Palácio do Planalto divulgar o nome da Rússia como "República Federativa Soviética da Rússia".

O nome oficial do país atualmente é Federação Russa. A antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas deixou de existir em 25 de dezembro de 1991, com o fim do comunismo.

A gafe foi alvo de piadas nas redes sociais, com alguns perguntando se Temer iria encontrar Mikhail Gorbachev, último presidente da URSS, ou mesmo com Brejenev e Stálin, líderes soviéticos no auge do regime. Outros lembraram ainda do álbum Back in the USSR (Perdido na URSS), dos Beatles.

Em meio à crise política que envolve o governo, Temer irá encontrar o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o primeiro-ministro, Dmitry Medvedev, a presidente do Conselho da Federação, Valentina Matvienko, e o presidente da Duma de Estado (o Parlamento russo), Vyacheslav Volodi.

O Brasil espera conseguir a assinatura de acordos de exportação com o país europeu. Temer também visitará a Noruega, onde se encontrará com o rei Harald V e a primeira-ministra Erna Solberg, para discutirem questões ambientais.