segunda-feira, 15 de maio de 2017
Rússia observará do céu os territórios dos EUA e Reino Unido
Especialistas russos levarão a cabo voos de observação sobre Estados Unidos, Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, informou o chefe do Centro Nacional Russo para a Redução da Ameaça Nuclear, Sergei Ryzhkov.
Um grupo de especialistas russos realizará voo de observação a bordo do Tu-154M LK-1 sobre os EUA entre 15 e 20 de maio no âmbito do Tratado Internacional de Céus Abertos, afirmou Sergei Ryzhkov.
"O voo de vigilância com um alcance máximo de cerca de 4.250 quilômetros será realizado entre 15 e 20 de maio a partir do aeródromo Travis (Califórnia)", disse Ryzhkov, sendo este o 14º voo de observação no âmbito do tratado de Céus Abertos em 2017.
Outro voo de vigilância será efetuado sobre a Grã-Bretanha e a Irlanda do Norte a bordo de um avião de observação russo An-30 entre 15 e 19 de maio a partir do aeródromo de Brize Norton, acrescentou o funcionário russo.
Ambos os voos serão levados a cabo de acordo com especialistas norte-americanos e britânicos para assegurar que o equipamento de vigilância seja usado conforme o tratado, explicou Ryzhkov.
Firmado em 1999 em Helsinque, o Tratado de Céus Abertos autoriza que observadores militares obtenham imagens de movimentos de tropas e navios em um vasto território a partir da cidade canadense de Vancouver até o porto de Vladivostok, no Extremo Oriente russo.
Sputniknews