terça-feira, 2 de maio de 2017

China pede que seus cidadãos deixem território da Coreia do Norte


Temendo um possível ataque dos Estados Unidos, a China está pedindo aos seus cidadãos para deixarem ou evitarem a Coreia do Norte, país que vem investindo pesado em um programa nuclear para fins militares e na retórica de guerra contra a maior potência do mundo.

De acordo com a mídia regional, desde meados de abril, a embaixada da China em Pyongyang vem alertando os chineses sobre os riscos, mas fontes afirmam que muitos têm ignorado essas mensagens.

"A embaixada nunca tinha dado um aviso como esse. Eu fiquei preocupado e deixei o país às pressas", afirmou um chinês que, segundo o Korea Times, ao contrário dos seus compatriotas, decidiu voltar para a China após receber os alertas das autoridades. De acordo com esse cidadão, que não teve sua identidade revelada, apesar das tensões crescentes entre norte-coreanos e americanos, o ambiente pacífico verificado na capital da Coreia do Norte fez com que muita gente não levasse a sério os avisos de pânico divulgados por Pequim.

Nesta terça-feira, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China manifestou profunda indignação com a recente instalação do sistema de mísseis americano THAAD na Coreia do Sul, pedindo a Washington e Seul a suspensão desse projeto, considerado uma ameaça à segurança regional. No entanto, segundo informou à Sputnik um representante das forças dos EUA na Coreia do Sul, o THAAD já está instalado e pronto para uso.

Sputniknews