sábado, 23 de janeiro de 2016

EUA adotarão medidas adicionais se Moscou impedir atuação diplomática americana na Rússia


O Departamento de Estado dos EUA disse nesta sexta-feira que Washington tomará as medidas necessárias se Moscou interferir no trabalho diplomático norte-americano na Rússia.

"Nós estamos preparados para tomar novas medidas apropriadas se houver esforços adicionais para impedir nossas atividades diplomáticas e consulares na Rússia", declarou o vice-porta-voz Mark Toner.

Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia demonstrou grande insatisfação com a decisão dos EUA de retirar as credenciais de cinco cônsules honorários russos, baseados em Utah, Califórnia, Minnesota, Flórida e Porto Rico, alegando ser uma resposta ao fechamento do Centro Americano em Moscou e à suposta perseguição a seus diplomatas na Rússia.

De acordo com a Embaixada norte-americana em Moscou, o fechamento desses consulados honorários russos não afetará as atividades das missões diplomáticas formais da Rússia nos Estados Unidos.

Através de um comunicado oficial, a porta-voz da chancelaria russa, Maria Zakharova, acusou Washington de estar disseminando propaganda antirrussa, ao mesmo tempo em que a inteligência americana provoca diplomatas russos nos EUA e em outras partes do mundo.

Sputniknews